Coisas de miúda

"E pra começar eu só vou gostar De quem gosta de mim" Caetano Veloso

quinta-feira, janeiro 29, 2004

Óscares I

Este post intitula-se óscares I, porque, acho que vou voltar a este assunto mais vezes.

Antes de falar dos filmes quero falar de um dos meus actores preferidos: Sean Penn.
No mundo de Hollywood é cada vez mais complicado encontrar alguém que saiba representar e tenha carácter, Sean Penn é uma dessas pessoas.
Durante a guerra Sean Penn protestou em inúmeras acções, escreveu uma carta aberta a Bush, e visitou o Iraque antes do conflito. Levando para a América uma descrição do país diferente daquela que é feita na propaganda de Bush.
Pouco tempo depois do fim da guerra, alguns actores queixaram-se de estarem a ser boicotados em Hollywood, fazendo parte de uma lista negra a lembrar os tempos do Mcarthismo, entre eles estava Penn.
Pensei que fosse ali o fim da sua carreira. Enganei-me e ainda bem, pois, ele está aí com dois grandes filmes Mystic River, e 21 Gramas. Não vou falar dos filmes, porque o meu ritmo de vida (demasiado atarefado nesta altura do ano) não me tem permitido ir ao cinema. Mas pelo que li, ambos parecem ser muito bons.


Eu costumo achar que nos Óscares existem muitas injustiças. Ganham normalmente os bonitos, ou filmes que dizem como a América é grande e boa, e grande e boa... Uma das injustiças a que assisti foi quando Penn não ganhou o óscar pela sua prestação em I ´m Sam - esse sim um grande filme.
Com o maior do respeito para Ben Kingsley (que eu também adoro) espero que os lobbies não permitam que o Óscar escape este ano das mãos de Sean Penn.