Coisas de miúda

"E pra começar eu só vou gostar De quem gosta de mim" Caetano Veloso

domingo, abril 25, 2004

O meu 25 de Abril

Nasci dez anos depois da Revolução, numa época de democracia, e como alguns dizem politicamente mais calma. Mas na minha casa nunca foi assim. Cresci a ouvir falar de política. Fiz muitos desenhos durante reuniões partidárias. Adormeci no colo dos meus pais a ouvir falar de esquerda e de direita, e do rumo do país, do desenvolvimento, do atraso... E do 25 de Abril.

Quando se falava no 25 de Abril, falava-se de luta, de resistência, de não desistir. Como se se tivesse medo que a não participação fosse, por algum momento, vista como derrota.
No espírito dos que me criaram estava sempre Abril.

A palavra não representa o que sinto, isso é mais forte!

Mas desde há 20 anos que faço este caminho.
Caminho pelo meio da multidão heterógena, coberta de cravos, a gritar palavras de ordem com uma força imensa como se lhes fossem voltar a tirar a voz.

Vou continuar a fazer o caminho.

Este dia é mais do que a celebração da data.
Para mim dá-me esperança, todos os anos, que é possível melhor.

E assim volto a adormecer, embalada pelos sonhos que me diziam quando em criança me embalavam.