Coisas de miúda

"E pra começar eu só vou gostar De quem gosta de mim" Caetano Veloso

quinta-feira, outubro 07, 2004

Lápis Azul I

POBRE PAÍS
o nosso. Isto está pior do que se imaginava, e eu sempre o imaginei muito mal. Ouvi, com alguma impaciência confesso, os apelos a um "talvez não venha a ser tão mau como se prevê", que me pareciam da ordem da extrema bondade e de uma fé absoluta. Mas por que razão tinha que acreditar em milagres em política, quando não acredito neles no dia a dia? Depois, a confirmação vinha em excesso, era tudo tão mau, tão mau que ultrapassava as piores expectativas. Eu sei e eles sabem. Esta é que é a questão: eles sabem que tem sido péssimo, asneiras sobre asneiras, como se a realidade viesse a correr a galope mostrar que milagres, se os há, é noutra esfera. Não. Aqui as coisas são o que são. Se são más, continuam más. O pior é que eles sabem que já perderam muito, e o desnorte e o desespero instalam-se. E com o desnorte vem ao de cima a tentativa de controlo, usando todos os meios do estado. Fraquezas, fragilidades perigosas, porque quanto mais fracos mais perigosos.

José Pacheco Pereira in abrupto

A vergonha
O que se passou hoje - o afastamento de Marcelo Rebelo de Sousa da TVI - foi o caso mais grave de censura desde os tempos revolucionários.

Daniela Oliveira in barnabé

Vergonha
Já não sei bem em que país vivemos. Os episódios censórios dos últimos dois dias relembram-nos os piores tempos da nossa história recente. Desde o gonçalvismo que não havia memória de um intervencionismo tão descarado como aquele que a trupe do primeiro-ministro vem introduzindo na Comunicação Social. Marcelo é a última vítima, a TVI e o seu presidente os agentes classificados. Estejamos preparados para o que ainda está para vir, já que a desvergonha não conhece limites.

Luís Nazaré in causa nossa

Aqui está novamente
Faça-se justiça, o único blogue que tenho visto recentemente a falar abertamente sobre este assunto é a Laranja Amarga. Marcelo Rebelo de Sousa sai repentinamente da TVI depois de uma conversa com Paes do Amaral. Os seus comentários foram: "Na sequência de uma conversa da iniciativa do presidente da Media Capital, Miguel Paes do Amaral, decidi cessar, de imediato, a colaboração na TVI, a qual sempre pude livremente conceber e executar durante quatro anos e meio", «pude livremente conceber», ou seja Marcelo foi pressionado e não cedeu. Depois das críticas todas que lhe fiz ao longo dos anos e que mantenho, este final na TVI fica bem ao comentador. Vamos ver quanto ao seu futuro. O futuro deste governo, no entanto, passa por mais destas situações, a censura que tem existido em todas as áreas de expressão começam a tornar-se intoleráveis, e o que é que vamos fazer à cerca disto? Quero ver agora, já que falamos dele, o futuro de Miguel Sousa Tavares naquela estação.Não lhes bastava terem já um jornalismo bastante duvidoso, programas absolutamente execráveis tinham também de perder a credibilidade que lhes restava com esta saída de Marcelo. E já agora! O que é que está a fazer o futebol nesse canal, assim infelizmente, devido a um vicio estúpido que tenho pela bola não vou poder boicotar totalmente à TVI. Ou seja, vou deixar de ver “Os homens do Presidente” sempre que fico até muito, muito tarde acordado.Fica aqui o repto, ainda que alguns já não vissem esse canal de apelar a um boicote a esta estação.
BOICOTE À TVI JÁ!

Miguel Dias in pastelinho