Coisas de miúda

"E pra começar eu só vou gostar De quem gosta de mim" Caetano Veloso

terça-feira, fevereiro 15, 2005

A dois passos do Parlamento

A minha faculdade fica num beco no Cais do Sodré. A zona não é lá grande coisa, e tem sido "porto de abrigo" dos muitos emigrantes de leste que vieram para Portugal.
Já estou, por isso, habituada a ver todos os dias pessoas a dormir no chão, a contar os tostões que arranjaram a arrumar carros, a mexer em caixotes do lixo... Gente perdida num país estranho.

Um dia destes fiquei na faculdade até mais tarde. Quando saí ia preparada para ver o homem que costuma estar sempre na esquina, "amparado" por umas quantas caixas de cartão.
Em vez de um, vi muitos vultos. Espalhados pelos cantos de uma rua sombria. Cada um com os seu cartões.

Essa imagem percorre a minha mente. Principalmente quando estou deitada na minha cama quentinha.

"Não acredito no que a vida lhes fez" - penso para mim. E, tudo isto a dois passos do Parlamento...