Coisas de miúda

"E pra começar eu só vou gostar De quem gosta de mim" Caetano Veloso

sábado, março 27, 2004

A rua mais famosa do país

"Vem comigo
trás um amigo teu"


Era ao som destas palavras que o meu universo de criança parava. Assim, que a música começava eu ficava quietinha, sentada no sofá, cheia de bonecos à volta, e com os olhos bem abertos para ver o que acontecia ao Popas, ao Egas, ao Becas, ao Monstro das Bolachas, e a todos os outros habitantes.
Os meus dias regulavam-se por aquele programa, sempre seguido de (verdadeiros) desenhos animados.

Lembro de um dia estar a brincar com barbies no chão da sala à espera de ver a Rua Sésamo, para meu espanto naquele dia não deu. Em vez do meu programa favorito transmitiram as eleições de um país africano, em que dois líderes davam as mãos bem alto. Era o fim do Apharthaid na África do Sul. Mandela e Frederik de Klerk "uniam-se" num dos momentos mais importantes da história mundial.

Outra vez, assisti ao debate do Estado da Nação, ainda com Cavaco Silva como Primeiro-Ministro, esperançada de que ele apenas tivesse uma folha com o seu discurso. Mas não tinha 6!!!!!!

Para além de ser um execelente programa de entretenimento, a sua maior importância consistia na facilidade com que nos ensinava. Aprendi muitas letras do abecedário, aprendi como se faz o mel...

Pouco a pouco, o programa foi perdendo a importância... Fiquei por isso, feliz ao vê-lo na história da televisão pública portuguesa.
Para mim, corresponde à aprendizagem, aos desenhos animados, aos risos, às brincadeiras, enfim à felicidade da infância:)

E voltei a encontar-me com ele, mas com pena que o universo dos mais novos (agora) não seja. Mas disso falarei num próximo post.