Coisas de miúda

"E pra começar eu só vou gostar De quem gosta de mim" Caetano Veloso

sexta-feira, abril 30, 2004

Tortura americana

Foram hoje divulgadas fotografias que mostram soldados americanos a humilhar e torturar prisioneiros iraquianos.
É esta a notícia que corre o mundo (à excepção de Portugal, onde só se fala dos casos quentes da justiça).

Face a esta notícia várias questões se devem colocar:

1- Será que ainda ninguém tinha dado por isso? O primeiro-ministro inglês diz-se "chocado" mas, em que mundo é que ele vive? Todos nós vemos diariamente a forma como o povo iraquiano é tratado pelas tropas da ocupação. Todos vimos a foto de um pai preso a acalmar o filho bebé. Todos nós nos damos conta do descontentamento e descontrolo que se vive naquele país.

2- Surpresa? Francamente depois de Guantanamo nada mais me pode surpreender. Por um lado, o governo norte-americano assume-se contra a ditadura. Por outro lado, mantém presos centenas de pessoas (incluíndo crianças) em condições desumanas, sem direito a advogado, sem saberem do que são acusadas, e sujeitas a tortura e humilhações diárias.

3- Não se deve julgar um exército inteiro por este "incidente"? Não, claro que não. Mas já é altura de julgar os que nos mentiram em relação aos motivos da guerra e, pedir-lhes justificações para intervenção armada. E exigir à justiça que julge os mentirosos. Ou será que a justiça só dá para os lados de uns?

O chocante da problemática do Iraque não são "apenas" estas fotografias. Mas o caos em que se deixou um país e os seus cidadãos que não tinham culpa nenhuma de serem "governados" por um anormal que em tempos serviu o regime norte-americano.