Coisas de miúda

"E pra começar eu só vou gostar De quem gosta de mim" Caetano Veloso

sábado, março 26, 2005

Gelado de Verão

Trago sempre imagens dos países que visito. Como aquelas fotos a preto e branco dos Diários de uma motocicleta - as imagens que o Che reteve da América Latina.
Esta é uma delas.

Conheci o M., um miúdo de 10 anos, que vendia balinha na praia dos Suristas em Pipa.
Era uma típica criança de 10 anos. Gostava de jogar à bola depois da escola, de brincar com os amigos... Mas, aos fins-de-semana tentava vender balinha aos turistas na praia. Pelas vendas recebia um real, que juntava para comprar material escolar quando fosse preciso.
A meio da conversa, e depois de dizer que não tinha fome, comentou onde se vendiam sorvetes. Perguntei-lhe qual queria, ele disse-me que qualquer um.
Levei-o comigo e deixei-o escolher. Reparei que os olhos dele brilhavam à medida que escolhia os sabores. Comentou-me com um ar ingénuo, que, só escolhia 3 sabores, porque o copo não agunetava mais e os outros podiam cair. (Lembro-me do gesto que fez com as mãos para explicar.)
Enquanto esperávamos pelo gelado, perguntei-lhe o que queria ser. Olhou para os homens que trabalhavam no restaurante da praia, e disse que queria ser doutor, porque não queria ter uma vida dura como a daqueles homens. Achei "piada" à percepção da realidade que ele tinha.
Agarrou no copo com o cuidado característico dos miúdos carentes, que não estam habituados a comer um gelado todos os dias.

Percebi pela maneira como comia que aquele gelado era um luxo.

Quando acabou veio ter comigo, com os bigodes do gelado, e disse-me: Moça o sorvete era muito bom!

O gelado não era nada de especial e eu nem sequer o provei, mas ao ver o M. a comê-lo, posso dizer que foi o gelado que melhor me soube.