Coisas de miúda

"E pra começar eu só vou gostar De quem gosta de mim" Caetano Veloso

sexta-feira, dezembro 24, 2004

Noche Buena

Um amigo cubano dizia-me há dias que, em Cuba a noite de Consoada é apelidada de Noche Buena. O nome vem da época do ditador Fulgêncio Baptista, pois aquela era a única noite do ano em que se comia "bem".

Gostei da história. Agrada-me o sabor a Natal Latino que ela oferece. E o calor e riqueza humana associados.
Lembro da primeira vez que pisei solo Castrista. Lembro-me de Hasta Siempre. E imagino-me em Santa Clara a ouvir Pablo Milanés.

Sei que nem todas as casas vão ter uma Noche Buena. Sei que não posso agarrar numa varinha de condão e mudar isso. Sei que vai ser assim.... para sempre?

Abro por isso, esta janela ao Natal Cubano. Onde as noites são repletas de estrelas, e os corações de calor humano.

Rendemo-nos pois à evidência do que realmente importa.

Tenham uma Noche Buena!