Coisas de miúda

"E pra começar eu só vou gostar De quem gosta de mim" Caetano Veloso

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Sobre os cartoons

Lembro-me de um dia, quando anadava na escola preparatória, terem organizado um colóquio sobre o valor da vida. Na altura fiquei chocada. Afinal, a direcção da escola era de esquerda e vivíamos no calor do referendo.
Um grupo de alunos, no qual eu me incluía, tentaram impedir a realização do colóquio. No meio dos protestos houve uma professora que me disse o seguinte: "Não podemos calar uma pessoa só porque não concordamos com ela. Não temos de a ouvir, mas deixar falar um sectário é a melhor maneira de nos distanciarmos dele. De mostrar a diferença."
O colóquio acabou por se realizar. Lembro que fizémos uns cartazes a favor do aborto, infelizmente acabaram por ter pouco impacto.

Posto isto:

1 - As caricaturas publicadas no jornal dinamarquês são de uma falta de gosto incrível.
Não concordo de maneira nenhuma com a mensagem que pretendem transmitir, nem acredito que o cartoonista não quissesse no minímo provocar a discussão. Mas há aqui uma questão fundamental: por muito falta de gosto que os cartoons tenham, têm o direito de ser publicados. A liberdade de imprensa é coisa da qual não prescindo!

2 - Há uma valor fundamental que nos distingue (ou pelo menos deve) dos fundamentalismos. Venham eles de onde vierem. Das sociedades islâmicas que pararam no tempo, ou dos supostos berços da democracia.

4 Comments:

At 2:21 da tarde, Blogger BRUNA said...

tou plenamente de acordo...alias ate ja tinha deixado um post n meu blog sobre o assunto...beijinhooos

 
At 3:18 da tarde, Blogger kimikkal said...

boa articulação entre o "antes" do "Posto Isto" e o "depois".

E subscrevo o post.

 
At 12:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E se...os ofendidos forem os verdadeiros autores de toda esta história? Será que há alguém que lucre mais com tudo isto do que os próprios fundamentalistas? Alguém já pensou na cronologia dos factos? Mais do que onde (Dinamarca ?!?) a verdadeira questão não será QUANDO? Este infeliz episódio bola de neve faz-me lembrar uma conversa entre o Coronel Luís Silva (Lusomundo) e certo jornalista em que o distribuidor lhe dizia: Eu não me importo nada que digam mal de todos os meus filmes, especialmente se acompanharem essas críticas com fotografias a três colunas.

 
At 12:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois , é uma dúvida que fica.Quem beneficia mais com toda esta historieta...

 

Enviar um comentário

<< Home