Coisas de miúda

"E pra começar eu só vou gostar De quem gosta de mim" Caetano Veloso

quarta-feira, março 22, 2006

Dia Mundial da Poesia

(Eu sei que foi ontem mas não podia deixar de marcar este dia)

Este céu passará e então
teu riso descerá dos montes pelos rios
até desaguar no nosso coração
Ruy Belo

É assim que te quero, amor,
assim, amor, é que eu gosto de ti,
tal como te vestes
e como arranjas
os cabelos e como
a tua boca sorri,
ágil como a águada fonte sobre as pedras puras,
é assim que te quero, amada,
Ao pão não peço que me ensine,
mas antes que não me falte
em cada dia que passa.
Da luz nada sei, nem donde
vem nem para onde vai,
apenas quero que a luz alumie,
e também não peço à noite explicações,
espero-a e envolve-me,
e assim tu pão e luz
e sombra és.
Chegastes à minha vida
com o que trazias,
feita
de luz e pão e sombra, eu te esperava,
e é assim que preciso de ti,
assim que te amo,
e os que amanhã quiserem ouvir
o que não lhes direi, que o leiam aqui
e retrocedam hoje porque é cedo
para tais argumentos.
Amanhã dar-lhes-emos apenas
uma folha da árvore do nosso amor, uma folha
que há-de cair sobre a terra
como se a tivessem produzido os nosso lábios,
como um beijo caído
das nossas alturas invencíveis
para mostrar o fogo e a ternura
de um amor verdadeiro.
Pablo Neruda

Nunca são as coisas mais simples que aparecem
quando as esperamos. O que é mais simples,
como o amor, ou o mais evidente dos sorrisos, não se
encontra no curso previsível da vida. Porém, se
nos distraímos do calendário, ou se o acaso dos passos
nos empurrou para fora do caminho habitual,
então as coisas são outras. Nada do que se espera
transforma o que somos se não for isso:
um desvio no olhar; ou a mão que se demora
no teu ombro, forçando uma aproximação dos lábios.
Nuno Júdice

5 Comments:

At 9:56 da manhã, Blogger Bailarina said...

Belas escolhas :)

 
At 9:29 da manhã, Blogger nuno said...

Parabéns pelas entrevistas!

 
At 5:38 da tarde, Blogger kimikkal said...

off- topic: Já li um artigo teu no Jornal (PCP - Subs. desemprego), apeteceu-me dizer ao senhor a meu lado na biblioteca:

"Está a ver esta jornalista do Público? eu conheço-a!..."

(Quer dizer...Não conheço fisicamente, mas a sua alma não me é desconhecida...ok, chega de devaneios filosóficos.)

 
At 12:34 da manhã, Blogger CN said...

miúda, o dia mundial da poesia é quando tu quiseres...

 
At 3:16 da manhã, Blogger Davi Reis said...

Estavas muito bem na tv, hoje.

;)

 

Enviar um comentário

<< Home