Coisas de miúda

"E pra começar eu só vou gostar De quem gosta de mim" Caetano Veloso

terça-feira, outubro 12, 2004

Serviço Nacional de Saúde

Pagar impostos para quê? - Eis a questão!

A minha mãe caiu e magou-se no peito, fez um rasgão de lado e ficou completamente negra naquela zona. Apesar de pagarmos impostos, e bem, raramente utilizamos os serviços públicos.
Depois da queda e, porque aquela zona é sensível, vemos constantemente campanhas de sensibilização nesse sentido, a minha mãe decidiu ir ao médico (a muito custo porque ela detesta ir). Tanto numa clínica privada, como no posto de saúde fomos aconselhadas a ir ao hospital. E lá fui eu com a minha mãe rumo ao Amadora-Sintra, e aqui começa a aventura.
Para começar não percebo em quê é que o hospital é elogiado, já que, é exactamente a mesma merda que os outros que eu conheço (e eu conheço hospitais muito maus). Fui pela primeira vez à triagem, que é um sistema tão bom, tão bom, que a minha tinha a mesma senha (a segunda mais urgente) que uma senhora com uma unha encravada. A triagem, esse grande método, nem sequer é feito por um médico. É feita por um enfermeiro que olha para as pessoas e diz que senha é que devem ter, no máximo 5 segundos.
Depois segue-se a espera, numa sala que nem sequer estava apinhada de gente. A televisão dava 3h3om de espera.
Resultado ao fim de uma tarde e meia noite de espera, o médico foi muito rápido. Levou 2 minutos, nem sequer examinou a minha mãe e disse que tinha de ir a um médico particular, pois o hospital não tem máquinas para fazer um exame mamário.

É para isto que eu gosto de pagar impostos!