Coisas de miúda

"E pra começar eu só vou gostar De quem gosta de mim" Caetano Veloso

sexta-feira, novembro 28, 2003

Uma boa Causa



Um rapaz que eu conheço com 22 anos sofre de cancro!
Apesar de não ser a primeira pessoa que conheço com o mesmo problema deixou mais uma vez a pensar na sorte que tenho. Mas nunca sabemos até quando!
Vou fazer testes para saber se posso ser dadora de medula. Não dói, é simples e ninguém perde nenhum bocado. Para saber mais informação é fácil: basta pesquisar na net, falar com o médico de família, ou no hospital mais próximo.
Se alguém quiser fazer os testes é só falar comigo!

Pode acontecer a qualquer pessoa, e é provável que todos tenhamos pelo menos 1 dador compatível.

Um abraço com esperança!

Blue Velvet



Hoje fui ver mais um filme de David Lynch, só pq tenho de fazer umtrabalho para a faculdade. Era tão bom, que no fim até tive direito a um relatório de João Bénard da Costa, a explicar o filme.
Depois de ter visto 2 filmes de Lynch continuo sem perceber metade das suas intenções. Se alguém iluminado passar por aqui mande um mail a explicar para coisasdemiuda@hotmail.com!

Uma notícia perdida



Ontem não escrevi pq cheguei tão cansada de Aveiro que não fui capaz de ligar o computador.
A meio da viagem vinha a pensar no que havia de escrever aqui. Quando cheguei, vi uma notícia primeiro na sic-notícias, depois na BBC que me deixou bastante chocada.
A notícia dizia o seguinte: a UNICEF está a tentar retira as crianças presas em Guantanamo acusadas de terrorismo. Os EUA têm presas crianças com 12 anos! Presas como adultas e que se encontram nas já conhecidas condições de desrespeito dos Direitos Humanos, e da Convenção de Genebra!

Esta notícia fez-me pensar, não só pela a sua gravidade, mas pela importância que lhe é dada na agenda mediática. Mais ou menos a mesma importância dada ao relatório da ONU sobre a desilução que foi o combate à pobreza, num mundo que gera tanto dinheiro!

quarta-feira, novembro 26, 2003

Christmas is All Around


Estamos a um mês do Natal!
Já começou a contagem decrescente para a época mais esperada do ano. As lojas esmeram-se nas decorações, as ruas e centros comerciais estão enfeitados, as luzes acendem-se, e o vermelho torna-se a cor oficial, e enche (como sempre) o meu coração. No meio de tudo, as pessoas correm de um lado para o outro. Com listas de prendas a comprar, postais a escrever, pessoas a visitar... E um cenário de paz torna-se um verdadeiro stress.
Esta é a época do ano de que eu mais gosto. Gosto de andar entretida nas compras, a pensar naqueles que mais gosto e no que lhes vou comprar. Gosto de escolher citações dos meus livros preferidos para pôr nos postais de Natal. Gosto de pelo menos uma vez por ano ir visitar aquelas pessoas que não vejo todos os dias.
Mas... Sim, eu sei que esta é uma época muito materialista. Na qual, a maior parte das pessoas se esquece do que verdadeiramente significa o Natal.
Para mim, não é apenas a celebração do Nascimento de Jesus. Se assim fosse, esta época deveria estar reservada apenas aos que, como eu, são católicos praticantes.
Qualquer que seja a religião todos nós devemos parar para reflectir, nem que seja uma vez por ano, no rumo que o mundo está a levar, e fazer todos aqueles desejos que já se tornaram frases feitas.
Este não foi um bom ano para o mundo, e muito menos para Portugal. Mesmo assim, eu vou aproveitar a época para estar mais perto daqueles que gosto, agradecer a boa vida que tenho, reflectir, e também para me divertir.
A música "Christmas is All Around" acompanha-me este ano. Eu espero que aquilo que o Natal me transmite, passe a acompanhar muita gente!
Merry Christmas!!!

PS: A Anais faz este Natal um ano:)

Um dia muito cansativo


Hoje foi um daqueles dias... muito trabalho, muito sono, muita correria, enfim... Só agora acabei de jantar! Tou tão cansada que já não escrevo mais.

Deixo-vos com uma brincadeira que o meu amigo Sérgio me mandou!



As Cantilenas
Sérgio Pimenta

Escrevi este poema numa fase de enojamento, de ódio, sei lá, de raiva contra os “Bryans” e os “Jasons” que eu via por aí. Na escola. Nos mupis. Na televisão. Até na música, naquela fase popular dos Rapazes-da-rua-de-trás, dos Fives e dos ÉneSinques.
Não sei, já lá vai algum tempo, mas... revoltava-me aquela imagem anglo-saxónica idealóide de rapaz de grande-plano-de-novela-da-noite, de filme star-system, que tentavam vender ás raparigas e que elas iam – e vão - comprando.
Quando o escrevi, a minha vontade era a de troçar de toda a verborreia musical e cinematográfica romanticóide e falsa que inundava – e inunda – a cultura adolescente feminina.
O raio dos “Bryans” e dos “Jasons” vendiam que se fartavam. Era doentio. Tinham direito a ter um autocolante seu por caderno de rapariga e tudo! A dizer “Bryan” dentro de um coração. Ou “Jason”.
Bem, agora que releio o poema relembro-me... a cultura MTV metia-me mesmo nojo. E mete.

A cantilena

Ôh chugár bâibe ái lóve iu sô,
Ôh bâibe chugár a lóte véri mátche.
Ôh bâibe chugár uérévar iu gô
Bâibe, iu’re da uóne ái uante tu tótche.
In mái árte is ritân iór nâime.
Bicóze iór fâiss is sô priti
Fláuass fâide auâi achâime

Ôh mái árt bitss árd fór iu
Láique a bârde in de scái.
Ôh háni if dér iz sómessing tu du
Is iu tu méri uid aí
In mái árte is ritân iór nâime.
Bicóze iór fâiss is sô priti
Fláuass fâide auâi achâime

Ôh bâibe bi mái fóréva!
Létss uátche de gôldan sanséte,
Léts drinque sóme champâinh
Or sómessing lique déte.
In mái árte is ritân iór nâime.
Bicóze iór fâiss is sô priti
Fláuass fâide auâi achâime

Ôh bâibe guive mi a quisse
Ái béque iu ón mái niss.
Oh ái bringue iu a fláua
Ôh bâibe fórguive mi pize.
In mái árte is ritân iór nâime.
Bicóze iór fâiss is sô priti
Fláuass fâide auâi achâime


segunda-feira, novembro 24, 2003

O senhor italiano


Confesso que nunca fui fã de Berlusconi. Não admiro uma pessoa que se considera acima da lei, diz que Mussolini não matou ninguém, e considera que o melhor motivo para se investir em Itália é o facto das secretárias serem bonitas... Enfim...
Hoje numa aula, uma colega minha (italiana), dizia que a televisão italiana era toda igual, afinal é comandada por um só homem. Entre comentários acerca da pessoa em causa, a minha colega partilhou com a turma o seguinte: em Itália quem diz mal do senhor Primeiro-Ministro (principalmente na tv) perde o emprego ou é boicotado! Foi o que aconteceu a um importante filósofo e a outras personalidades, como Roberto Benini (de a Vida é Bela).

Este blog é algo pessoal, onde partilho com os amigos aquilo que quero.
Hoje decidi escrever sobre algo muito sério em nome dos valores em que acredito!

domingo, novembro 23, 2003

Domingos



Estou com aquela conhecida depressão dos domingos.... A preparar-me para enfrentar a segunda feira, coisa que custa mais do enfrentar toda a semana:(
Já estou a contar todos os minutos até à próxima sexta:)
Por isso, deixo-vos com um poema de Neruda para reflectir durante a semana.

"Agora
me parece
que o homem não está só.
Em suas mãos
elaborou
como se fora um duro
pão, a esperança,
a terrestre esperança."

in Nuevas odas elementales

sábado, novembro 22, 2003

???

Não percebo pq é que as letras ficam assim, se alguém passar por aqui e souber como resolver o problema deixe mail em:coisasdemuida@hotmail.com.

O amor aconteceu


Ontem adormeci com a banda sonora e com os momentos mais tocantes do filme na cabeça. Hoje acordei com a banda sonora e com os momentos mais tocantes do filme na cabeça.
Agora escrevo com a banda sonora e com os momentos mais tocantes do filme na cabeça.

Pois é ainda não parei de pensar no filme!

O amor não tem apenas aquele significado que toda a gente conhece - o amor entre duas pessoas de sexo oposto. E também ninguém duvida do amor entre pais e filhos (deste tenho muitas provas). Mas o amor pode existir em qualquer lugar.

Hoje foi o primeiro encontro de jovens que as minhas crianças da catequese tiveram.
Lembrei-me do meu primeiro encontro e de como na altura pensava que já era crescida (o que na linguagem de adolescente significa adulto), e fiz a comparação com os meus miúdos. Pensei se eles também achavam o mesmo.

Enquanto estava sentada no meio deles, tive uma visão! Vi, em pensamento, a primeira vez que participei numa festa com eles...e percebi como todos estamos diferentes. As nossas vidas mudaram muito nestes 8 anos, o nosso aspecto mudou muito, a nossa maneira de estar, etc.
Já não choram com saudades dos pais, os dentes já não caiem... É a idade das primeiras idas ao cinema (sem ser para ver bonecos), da mania pelas marcas...
Mas, ao longo destes anos não foram só eles que cresceram, fui eu que também envelheci. Apesar das dores de cabeça e dos cabelos brancos que eles me têm dado, a minha vida não seria igual sem a minha companhia de sábado.

O Amor aconteu!

Love actually



Chego à empresa, visito os meus habituais sites, ponho a fofoca em dia e parto para a mais recente etapa do meu dia-a-dia.
Hoje já espalhei por mais gente que aqui escrevo, aos que só agora chegaram: Bem-vindos. (Prometo que vou aprender a fazer links.)

Encontrei - me hoje com duas queridas amigas minhas, enquanto esperava pela minha mãe, e fomos ver um filme da moda - Love actually (o amor acontece).
Não, não é uma simples comédia romântica! Juro! A sério! Eu sei que não acreditam...mas vale mesmo apena ver!
O amor acontece, a cada esquina, em cada casa, em muitos corações e qualquer um corre o risco de o apanhar. E não, não é (só) esse tipo de amor!
É um bom filme, principalmente para esta época. Se alguém passar por aqui vá ver o filme, que merece a pena... Mas eu não vou contar mais nada.

sexta-feira, novembro 21, 2003

quinta-feira, novembro 20, 2003

coisasdemiuda@hotmail.com

Este bloggue ainda não está totalmente operacional, por isso, aquilo que quiserem dizer mandem para coisasdemiuda@hotmail.com

Não sei pq é que as letras aparecem assim peço desculpa, vou tentar resolver o problema, mas acho que se percebe a ideia.

Onde é que eu queria estar?

Às vezes nas aulas, quando o professor fala e eu (porque acordei às 6hs da manhã, e levei outras 2 p ali chegar) não ligo nenhuma, outras vezes no trabalho, ou em casa, naqueles momentos mortos, penso nos lugares onde gostaria de estar e o que gostariade de fazer. Logo me vem à  memória as férias passadas no estrageiro, em diferentes continentes, em diferentes alturas do ano.
Nunca consigo escolher apenas um sítio para fugir.... Ia à  praia a Cuba, ao teatro a Londres, comer a Viena, respirar a cultura que passa como o vento por Praga (muito provavelmente deixada por Kafka)....Enfim saí­a de Portugal!
Hoje, existe uma cidade onde eu queria muito estar. É uma cidade que eu já visitei (a preferida do meu pai) - Londres.
Há tantas coisas que gosto de fazer em Londres, mas hoje tenho a certeza que estava a na rua a manifestar - me contra (nem sei que nome lhe hei-de chamar) o sr. Bush! Já manifestei o meu desagrado contra a sua política externa, como todos aqueles que por aqui passam sabem. Mas hoje queria muito, muito, muito estar em Inglaterra, onde ele é recebido pelos seus lacaios europeus - Tony Blair, a rainha, Carlos o ex de Diana, e que por acaso (e só por isso) até vai ser rei.

Mas não estou!

Vejo os seus discursos na televisão....e...penso será que alguém acredita? Bom...parece que alguns acreditam (os fundamentalistas americanos), e outros fingem que sim, para poderem dizer que são amigos do "homem" mais poderoso do mundo.

Um dia enquanto discutia a guerra numa aula um professor, defensor do ponto de vista americano, dizia - me: "Daqui a uns meses está pronta para ver que se enganou e que esta guerra até valeu a pena? Não se pode ser contra uma guerra que ainda não começou, já viu que pode pacificar o Médio - Oriente, e destruir Saddam!".
A guerra, oficialmente, já acabou e o que é que nós vemos?
Não existiam armas de destruição, Saddam não ia atacar o mundo em 35 minutos, o Médio - Oriente não está pacificado (pelo contrário), o terrorismo aumentou e não se prevêm melhoras. Pior que tudo são as histórias reais de pessoas como nós, que tiveram o azar de nascer numa parte do mundo cobiçada pelo petróleo, que perderam tudo...até mesmo a vida! Percorrem - me a memória histórias como a de Ali, aquela criança que perdeu a mãe, o pai, a casa, os dois braços, enfim o futuro...estas são as histórias que nós sabemos, no entanto existem ainda muitas histórias perdidas no Iraque que ficam por contar, mas existem.

Ao fazer este post lembro - me de uma outra aula, em que tratávamos um texto de Erasmus sobre a guerra. Um colega sugeriu que se enviasse a Bush ao que a professora com um ar irónico disse que lhe fazia falta, até que eu lembrei que ele não sabia ler:)
Na apresentação de um trabalho, duas queridas amigas minhas escolheram uma frase que eu deixo no ar:

"A guerra é doce para quem nunca a experimentou."

quarta-feira, novembro 19, 2003

O Álbum


Para a A., com muita amizade

Recebi nos meus 20 anos, feitos recentemente, muitas prendas, telefonemas, mensagens, postais, etc. Em suma manifestações de carinho e amizade dos meus amigos e família vindos dos 4cantos do mundo. Gostei de tudo, mas mais do que aquilo que recebi, da presença física e/ou psicológica daqueles que me querem, e que nem que seja por uns segundos pararam o mundo deles para entrarem no meu. Não para me dizerem as habituais palavras de circunstância, mas para dizerem que se lembravam de mim e que de uma maneira ou de outra os nossos mundos se cruzavam. E isso é bom!
Senti - me muito especial. É assim que me sinto quando nas alturas especiais (boas ou más) as "minhas" pessoas especiais se lembram daquilo que nos une.
Já na madrugada do dia seguinte encontro - me com o objecto mais admirado da noite - o "teu/nosso" álbum.
Um álbum repleto de fotografias que conta a história dos 6 anos de amizade que completamos. Momentos banais, engraçados, infantis, que no entanto, se tornaram mágicos e nostálgicos. Dizem que a música nos faz viajar no tempo, o álbum, deve ter por certo uma varinha mágica, que através de cada fotografia me leva ao passado e me aquece o coração no presente.
"yes, I think to myself, what a wonderful world"
Sim o nosso mundo é maravilhoso - não o de todos mas o nosso é-.
E é por existirem pessoas como tu que ele existe assim. E eu agradeço a Deus por estar rodeada de família e amigos assim.

"A luz brusca do sol na água multiplica
pombas e canto.
Será tarde, o navio entrará nas trevas, e canto.
Abrirá sua adega a noite e eu durmo de estrelas.
E canto.
Chegará a manhã com a sua rosa redonda
na boca. E eu canto.
Eu canto. Eu canto. Eu canto. Eu canto."

in Barcarola,
Pablo Neruda


Muita coisa mudou nas nossas vidas: estudamos separadas, temos amigos novos, moramos longe, tu tens "aquilo" que te faltava...e ainda bem:)
Mas os nossos mundos acabam sempre por se encontrar, e nós cantamos. A nossa vida é como a poesia descrita pelo poema de Neruda.

OBRIGADA!

terça-feira, novembro 18, 2003

O primeiro post

Olá pessoal,
Este é oficialmente o primeiro post!

Este é um novo espaço que vai servir para partilhar...
Partilhar textos, poemas, episódios caricatos, opiniões sobre assuntos da actualidade e dedicar palavras a pessoas muito especiais.

Agora toca a blogar!